Aula 11 Python - Variáveis e o uso da função Range

Aula 11 Python - Variáveis e o uso da função Range Olá seja bem-vindo a mais uma aula do meu canal de vídeos no YouTube Meu nome é Alessandro trovato e na aula de hoje sobre Python nós vamos falar sobre variáveis vamos falar sobre a instrução.

Aula 11 Python - Variáveis e o uso da função Range

Range Como podemos convertê-la para uma lista e você vai aprender a fazer duas funções para testarmos o escopo de uma variável Então prepare-se porque a aula de hoje tem bastante conteúdo antes de.

Começarmos não se esqueça já deixe o seu curtir aqui no vídeo compartilhe nas suas redes sociais e deixe um comentário do que você está achando do curso para facilitar os seus estudos Acesse o meu.

Catálogo virtual criado no power bi acesse bit.ly bar trovato com letras minúsculas e PBI com letras maiúsculas tudo pronto vamos.

Lá vamos abrir então aqui um novo arquivo Você vai clicar na sua janela do Explorer no ícone de New file nós vamos digitar aula 11 variáveis e função Range ponp a.

Função Range você viu lá naquela Live que eu fiz com Alace Carles no nosso canal aqui no YouTube sobre como utilizar a função Range ele fez uma explicação muito boa a respeito da.

Função e mostrou algumas técnicas de uso muito práticas eu aconselho que você assista essa Live também ela está na playlist no catálogo de vídeos Vamos colocar aqui uso de variáveis no Python.

Então variáveis Você já viu anteriormente como fazer a criação de variáveis você não precisa usar comandos como dinm let para poder fazer atribuição set tudo isso são É.

Desnecessário no Python no Python você só precisa criar a variável Então vamos criar uma variável a e vamos atribuir um valor para ela na hora da execução o Python já vai entender que essa variável.

É uma variável do tipo int ou lembre-se é uma variável do tipo inteiro avar B vai ser igual a um texto Então vou colocar no meu nome Alessandro essa variável vai ser criada.

Como string vamos criar uma outra variável var C ela vai ter um valor bullano valor false no Python true ou false precisam ter a primeira letra como maiúsculo var D vai ser uma variável que.

Vai criar um número que é decimal um um número do tipo float e a nossa variável e eu vou criar que vai ser a somatória da variável a que tem o valor numérico mais a minha variável D que também tem o.

Veja Mais Aqui:

    $ads={1}

    Valor

    Numérico podemos testar o uso dessas variáveis então eu vou dar um print e vou primeiro colocar um Type para a nossa variável a depois vírgula e nós.

    Vamos copiar esse Type algumas vezes você vai selecionar a instrução cont contrl C inclusive selecione com a vírgula já para facilitar variável a depois variável B.

    Variável c d e claro a variável e corrija as letras Lembrando que no caso do Python quando você declarar as suas variáveis elas devem ter a mesma nomenclatura o mesmo Case do momento em.

    Que foram criadas quando você está utilizando o Python ele é case sensitive se você definiu a sua variável como var A então você precisa classificar e usar da mesma forma se você escrever var a.

    Com letras minúsculas ele não vai conseguir utilizar aqui na última parte nós vamos colocar um resultado então entre aspas resultado dois pontos e nós vamos.

    Colocar aqui uma vírgula para mostrar o resultado da operação se você quiser colocar uma quebra de linha na resposta lembre-se você pode usar o Barra n dentro da sua string vamos recuperar.

    Alguns conhecimentos que nós já temos anteriormente aplicados no curso vou imprimir uma linha vazia e agora vou executar aqui o Prom do o terminal do Python o nosso código você vai perceber.

    Que ele vai ser executado E como eu formatei a minha máquina então pode ser que demore um pouquinho e se tiver alguma coisa errada eu corrijo durante o processo aqui de gravação da aula você.

    Está vendo que a primeira variável ela é da classe int de números inteiros a segunda é da classe STR que é string a terceira é uma string Ball ou valor boleano verdadeiros ou falsos e a classe.

    Float é porque é um número decimal ainda

    Existe um número primitivo que é um número nós vimos no nosso curso é um número de grandes proporções esqueci o nome dele eu nem uso o o tipo mas também.

    Poderíamos utilizá-lo aqui eu resolvi não repetir o processo com o resultado nós temos a classe do float mas espere eu gostaria de ver o resultado não a classe do nosso número perceba que.

    Quando nós somamos o número inteiro com número decimal a classe foi convertida para float se nós tirarmos o Type aqui do final O resultado vai ser a operação ou a somatória dos nossos valores.

    11.345 67 o print aqui vazio É apenas para separar a linha do nosso prompt do comando anterior como nós já Vimos a criação das variáveis eu não preciso me preocupar.

    Então mais com detalhes no decorrer do curso nós vamos usar muitos variáveis agora vamos entender um pouquinho o escopo das variáveis quando você cria uma variável.

    Aqui por exemplo no no seu arquivo PP essa variável está disponível para todo o seu código só que vai acontecer em alguns momentos em que a variável vai ter um escopo muito bem.

    Definido nós vamos criar duas funções de teste você vai vai digitar Def que é a palavra reservada para a criação de uma função aqui no Python e nós vamos chamá-la de função um e vou passar um.

    Parâmetro para essa função que vai ser um a uma variável a no Python para criar uma função você deve digitar os dois pontos e ao pressionar o enter ele já indenta o seu código.

    Automaticamente o que ele vai fazer eu vou fazer uma impressão da variável a e vamos pegar a nossa variável que está na parte superior da tela a nossa variável E então vamos pegar a variável e ou.

    Vamos pegar aqui uma variável F eu vou criar uma variável nova para você ver a zona de atuação dela ou o escopo da variável e a nossa variável função 2 ela vai também receber uma variável chamada.

    A dois pontos aqui nós vamos imprimir aliás antes de imprimir deixa eu criar uma variável diferente a variável G vai ser igual a 100 Note que eu estou criando aqui uma.

    Variável dentro da minha função não mais no escopo geral aqui do nosso projeto print eu vou pegar o a e vou multiplicar pela variável F que existe na outra função e na sequência vou somar.

    Mais 100 Note que já aparece uma linha embaixo da variável F significa que eu ainda não a declarei quando você for criar as suas.

    Funções no Python você deve criar as suas funções na parte superior do momento em que vai executá-la então eu vou criar aquela variável F que nós declaramos e ela vai ser igual a um.

    Input que o usuário vai fazer nós vamos pegar através do comando input que já vimos também vamos solicitar que o usuário digite um número inteiro pronto Então vamos colocar um.

    Espaço e a nossa variável F foi declarada e você viu que na nossa função já eliminou aquela linha e dizendo que estava incorreto o nome da função Agora eu posso chamar as nossas.

    Funções para teste eu vou chamar primeiro a função 1 e vou passar como número de argumento o valor 25 e vou chamar a nossa função do vou passar aqui o número 100 como.

    Argumento pronto como é que nós fazemos agora para para ver o resultado nós vamos executar o nosso código então o que vamos fazer é criar a primeira função que vai simplesmente imprimir o.

    Valor do a que é o valor que nós estamos passando pra função então ele vai pegar 25 e vai somar o valor do F que é o input do usuário depois a variável B vai criar uma variável chamada g e vai usar.

    O mesmo valor da variável F do lado de fora o que que vai apresentar aqui de resultado se nós executarmos o nosso código Observe digite um nmer inteiro eu vou digitar o número 5 vou dar um enter.

    E Agora Nós temos o resultado a função número 1 pegou o 5 que eu digitei e somou com a variável f a nossa variável F ela tinha o valor de quanto o valor que eu digitei então 5 mais Cadê a.

    Operação aqui deixa eu pegar aqui de novo a função a recebeu o valor de 25 mais o valor do F pronto 25 que foi passado de parâmetro.

    Vamos lá de novo 5 25 que foi passado de parâmetro mais 5 dá 30 na parte de baixo Nós pegamos o valor de a que é o valor que nós passamos e multiplicamos por 5 então dá.

    500 mais 100 dá 600 então o resultado está certinho como você pode perceber todas elas funcionaram mas e agora e essa variável G Que Nós criamos aqui embaixo se nós tentarmos usar essa.

    Variável G fora da função Olha o que vai acontecer eu vou dar um print e vou pegar essa variável g e vou somar ela com a variável F quando executar o nosso código você.

    Vai perceber que nós digitando número digitando o número C vai dar um erro a var G que é a nossa variável ela não não está definida ela não existe no contexto dessa nossa variável ele até propõe olha.

    Será que você não quis dizer variável a então ele sabe que essa variável não existe nesse contexto ela está apenas sendo criada e executada dentro da função quando a função termina a sua.

    Execução essa variável Deixa de existir consequentemente qualquer ponto do programa que você utilizar a variável G ela não vai existir vou comentar esta linha justamente para que nós não.

    Tenhamos que ficar toda hora vendo esse erro Ok então isso é o escopo de variável E é assim que nós devemos trabalhar vamos usar agora a função Range função Range ela é muito útil para.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=TnBNqgsuArE

Wesdigital

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem