Estudo de Caso - Análise de Cenários no Estudo de Viabilidade Econômica

Estudo de Caso - Análise de Cenários no Estudo de Viabilidade Econômica Olá eu sou o Rafael Ávila um dos criadores do Luiz Prime e nesse vídeo eu vou mostrar um estudo de caso de como utilizar cenários otimistas e pessimistas na sua análise de.

Estudo de Caso - Análise de Cenários no Estudo de Viabilidade Econômica

Viabilidade Econômica eu tô utilizando a planilha de estudo de viabilidade Econômica 5.0 disponível no luz Prime e com ela eu vou mostrar para você já preenchido aqui né eu fiz o estudo de.

Caso de uma loja de sapatos inclusive esse vídeo já tá disponível também eu preenchi as premissas parte de preço custos né projeções financeiras de vendas de despesas e isso tudo combinou.

Nesse relatório de viabilidade que mostra para mim que olha que legal nesse caso específico Eu tenho um negócio pronsor né com um ponto de equilíbrio em três meses e payback em 19 meses ou seja.

Um pouquinho mais do que um ano e meio então se eu tivesse analisando só o estudo de viabilidade Econômica pelo cenário projetado eu tomaria a decisão de investir esse negócio muito.

Provavelmente a não ser que eu tivesse outras oportunidades mais promissoras e melhores mas nesse caso se é uma análise de sim ou não eu digo sim porque é um negócio mais uma vez promissor né o.

Valor presente líquido a taxa interna de retorno estão positivas mas aí eu trago para você um problema nem sempre o que a gente projeta no estudo de viabilidade Econômica acontece pelo contrário né a.

Gente sabe que a nossa realidade é muito volátil que você tem inflação juros alto que a gente tem problemas né que acontecem no dia a dia economicamente politicamente falando que vão afetar né.

Como a economia funciona e consequentemente isso pode afetar as suas vendas pode afetar as projeções que você fez né se antes você tinha uma Projeção de receita x Pode ser que se.

Alguma coisa mudar ela caia para Y ela suba prazer enfim a gente não tem como saber e uma das formas mais legais de você ser criar uma camada de proteção estudos de habilidade Econômica é fazer.

Análise de cenários e aqui na nossa planilha de estudo de viabilidade Econômica 5.0 a gente Traz duas possibilidades de cenário o otimista e o pessimista o que que acontece né a gente.

Tem todos os indicadores aqui já plotados você consegue visualizar eles mas nesse caso a gente já tá vendo como são esses indicadores com uma variação percentual de receita de despesa e de.

Veja Também:

    Investimento o que que isso quer dizer - Luz Prime

    Quer dizer que a partir do seu cenário projetado eu posso ter se eu der sorte Se eu for competente se eu fizer as coisas certo uma receita maior você.

    Bota aqui 10% poderia ser 20% eu acho que eu fui conservador na minha análise Inicial Eu também posso ter uma despesa menor supondo que eu consiga contratos legais com os meus fornecedores que eu.

    Descubro no fornecedor barato que eu consiga reduzir uma etapa do meu processo de produção e aí eu posso ter aqui uma despesa melhor em 5%, e que eu posso investir menos do que o havia me.

    Planejado então aqui no nosso estudo né eu coloquei que era um investimento de 30 mil mas pode ser que eu falasse assim olha mais 30 mil se eu contratasse a melhor empresa para fazer a reforma da.

    Minha loja eu encontrei uma empresa que é um pouquinho pior que ao invés de gastar 30 eu gasto 20 e ela tem um bom serviço também então é um investimento menor em 30% e isso tudo vai afetando.

    Todos os meus indicadores Então se antes né já era muito promissor a minha projeção né o meu relatório de viabilidade agora ficou ainda mais no meu cenário otimista usando a mesma taxa.

    De desconto que eu tava utilizando na projeção original mas o mundo não são só flores Pode ser que coisas erradas aconteçam e é por isso que o cenário pessimista para mim é o.

    Melhor balizador que você tem para você ter certeza de que vale a pena investir ou não nesse negócio porque se tudo der errado e o cenário pessimista tiver te mostrando um cenário positivo mesmo.

    Sendo pessimista é sinal de que o investimento Realmente é muito promissor se ele tiver te mostrando algumas coisas erradas eu não digo que é um sinal vermelho mas é um sinal amarelo para que.

    Uma vez que você coloque esse negócio em

    Prática que você atenda o seu cliente e oriente ele você saiba Onde estão os buracos onde estão as dificuldades Onde estão os indicadores que podem te causar.

    Problema Então nesse caso a lógica é a mesma do cenário otimista mas invertida então eu poderia ao invés de eu vender o tanto que eu vendi eu poderia vender muito menos de 30% a menos do que eu me.

    Planejei vender isso Às vezes acontece é comum né a gente tem o costume de ser muito otimista quando a gente faz projeções para os nossos negócios eu posso ter uma despesa maior também né eu.

    Precisei contratar um profissional que eu não tava esperando contratar e ele enfim é cobra mais caro do que eu imaginei então posso ter uma despesa maior em 10% e eu posso inclusive ter um.

    Investimento maior minha obra Demorou mais tempo os materiais que eu precisei comprar foram mais caros em 40%. isso tudo vai tornando o seu cenário mais pessimista você vai vendo aqui que.

    O meu lucro livre ele vai demorando mais a chegar né Então nesse caso meu ponto de equilíbrio acontece lá só lá no trigésimo sétimo mês então é tempo para caramba até chegar no ponto de.

    Equilíbrio e a gente inclusive não teve playback não teve o retorno do nosso investimento inicial que nesse caso passou a ser de 42 mil Então já passa a ser um cenário não tão legal assim para.

    O meu investimento e é por isso que a análise de cenários mais uma vez é essencial para te ajudar na tomada de decisão porque nesse caso eu posso falar não Beleza eu quero seguir em frente mas.

    Eu sei que se essas coisas acontecerem eu vou ter um problema maior e vou ter mais demora a reaver meu investimento talvez eu possa aumentar um pouquinho meu horizonte temporal aumentar para.

    Sete anos para ver se em 7 anos eu já tenho o meu Playback ou não e isso tudo vai influenciando a sua análise Então esse é um estudo de caso simples né mostrando para você que análise de.

    Cenários pode te ajudar bastante inclusive na nossa planilha de estudo de habilidade 5.0 lembrando né que tá disponível para você baixar na sua assinatura do Luiz Prime você também vai.

    Ter um dashboard de cenários né onde você pode ver como é que funciona o cenário pessimista Como funciona o cenário otimista observa que esses valores são os que foram colocados lá e.

    Você consegue ganhar um comparativo entre o seu cenário padrão e o cenário otimista ou mais uma vez quando a gente bota o cenário pessimista Como é que tá a diferença deles obviamente que eles.

    São inversamente proporcionais e isso vai te ajudar a ter uma análise completa né além do seu cenário projetado que apesar de ser importante e bom não é 100% suficiente né vale a pena você.

    AVISO LEGAL: Nesta descrição contém links de afiliados, o que significa que se você clicar em um dos links do produto, receberei uma pequena comissão, sem nenhum custo adicional.Isso ajuda a apoiar o canal e nos permite continuar a fazer vídeos como este.Toda a responsabilidade de conteúdo é do produtor do canal. Para download: https://www.youtube.com/watch?v=gni3WTr-U-4

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem