Estudo de Caso - Viabilidade Econômica para Abertura de uma Loja

Estudo de Caso - Viabilidade Econômica para Abertura de uma Loja Olá eu sou o Rafael Ávila um dos criadores do Luiz Prime e nesse vídeo eu vou mostrar como você pode fazer o estudo de viabilidade Econômica da abertura de uma loja Apesar de eu estar.

Estudo de Caso - Viabilidade Econômica para Abertura de uma Loja

Utilizando o Varejo Você também poderia utilizar essa planilha para abertura de uma indústria de uma empresa de serviços ou mesmo utilizando ela para pensar na expansão do seu atual negócio seja com.

Abertura de novas filiais ou a compra de uma máquina de um equipamento que vai ser importante para ele deixa eu te mostrar como é que a gente faz isso nessa planilha né que é estudo de.

Viabilidade Econômica 5.0 disponível na assinatura do Luiz Prime Para começar você primeiro precisa definir algumas premissas desse estudo né alguns aspectos como o ano de início do projeto.

O mês de início dele eu coloquei 2022 de Janeiro você vai também pensar Qual é a quantidade de anos que você quer analisar esse projeto para ver a viabilidade dele então eu coloquei aqui.

Cinco anos mas essa planilha permite que de forma dinâmica você analise de um a 10 anos é esse estudo de viabilidade né O que vai te ajudar a pensar em projetos de Médio prazo ou de longo prazo de.

Acordo com a sua demanda em interesse de retorno desse capital então se eu quero que o dinheiro que eu investir Volte no máximo cinco anos esse é o período que eu vou utilizar para analisar a.

Viabilidade Econômica dessa lógica que eu tô falando e se a gente está falando de o início de um negócio você precisa entender quanto dinheiro você tem disponível Então qual é o capital que.

Você tem para colocar nesse negócio afinal de contas uma vez que ele comece você vai gastar dinheiro e se você entrar no negativo Talvez você precise pegar empréstimos conseguir mais.

Dinheiro e se você não tem visão nenhuma disso é muito ruim essa é mais uma das coisas que o estudo de viabilidade Econômica proporciona então quando eu tô pensando na abertura de uma loja no.

Nosso caso uma loja de sapatos eu já separei aqui 20 mil disponíveis para investir eu até coloco né Quanto Desse capital é próprio Quanto é de terceiros e a planilha já dá um.

Percentual de capital próprio de terceiros aqui mas entrando no estudo propriamente dito a gente vai ter como começo análise do investimento inicial então se eu tô abrindo uma loja eu tenho.

Veja Também:

    Que pensar será que eu vou ter gasto com - Luz Prime

    Reforma Será que eu vou ter que contratar alguém fazer logo fazer algum trabalho de marca como é que vai ser isso tudo isso envolve dinheiro no meu.

    Caso para simplificar eu coloquei que para abrir a loja eu vou ter que fazer a reforma no espaço físico que vai custar 30 mil reais que vai ter uma depreciação de 5%, ou seja ao longo de 20 anos essa.

    Reforma vai funcionar eu poderia botar uma depreciação maior Se eu achasse que eu teria que fazer uma nova Reforma em menos tempo por exemplo em 10 anos em cinco anos enfim você faz o cálculo de.

    Quanto tempo você acha que aquele investimento vai durar e você coloca a depreciação proporcional é uma vez que eu feito isso eu já posso partir para outros dois pontos de análise o primeiro.

    Deles é o preço né e depois a nossa projeção começando com o preço você vai ter que primeiro cadastrar aqui na planilha quais são os produtos ou serviços que você vai vender no nosso.

    Caso eu coloquei sapato sapatênis e sandália obviamente que Eu precisaria especificar mais esses produtos ou serviços Se eu quisesse mas para simplificar Esse estudo de caso eu vou.

    Colocar que eu só tenho um tipo de sapato um tipo de sapatênis e uma sandália e a minha loja na verdade ela revende sapatos sapatênis e Sandálias feitos por uma fábrica né então eu não.

    Tenho processo todo produtivo só vou trabalhar com a revenda o que facilita a minha estrutura de custos então uma vez que eu tenha registrado o produto ou serviço eu posso ir lá nada de custos e.

    Aqui eu vou definir qual quais são os custos que eu tenho para desenvolver ou para vender esse produto né No meu caso como é só revendo a sua conta da fábrica já tem aqui o preço com frete e com.

    Embalagem Então nesse caso 60 reais para

    Sapato 40 por sapatênis 20 para sandália Ah mas Rafael e se eu tivesse que pagar pela embalagem aí você no curso dois você colocaria os valores de embalagem.

    Aí se eu tivesse que pagar o frete no custo 3 você bota o frete e se eu tivesse outros cursos de produção você vai lá e vai botando né você tem diversos Campos justamente para você.

    Chegar no custo final desse produto e aí a gente também tem análise aqui do homem olha ou seja se você tiver vendendo um serviço você pode ter gastos com Consultores gasto com equipe médica.

    Gasto com enfim prestador do serviço que tá fazendo aquela atividade e é pago pela hora então aqui a gente tem um gasto do que a gente chama de homem-aranha que é para venda né de um.

    Produto ou um serviço o quanto é consumido de valor de uma melhora como eu não tenho gasto nenhum com isso eu vou deixar em branco e aí quando eu volto na minha precificação eu já tenho.

    Aqui os valores certinhos eu vou ter que pensar mais alguns detalhes o primeiro deles é o meu marcap então o quanto eu quero ganhar de margem de lucro a cada venda de um sapato Sapatênis ou sandália.

    Obviamente cada negócio vai variar eu pensei o meu produto de maior valor agregado que as pessoas dão mais valor ao sapato então eu vou aumentar a minha margem aqui e a sandália que é um item.

    Simples tem muita competição tem muita sandália no mercado eu vou deixar um macaco menor e isso gera para mim preços com marcado que vão ser obviamente atrelado também aos impostos que você.

    Tem e esses impostos vão gerar um preço final então se você fizer o cálculo retroativo aplicando 15% em 211 você vai ver que você vai ter 31 de 76 de impostos r$ 60 de custos O que sobra.

    Para você uma margem de contribuição 120 para o sapato 60 para o sapatênis e 20 para sandália legal uma vez que eu tenha feito a precificação agora a gente vai começar a fazer as projeções e são duas.

    Projeções principais que você vai ter que fazer o você vende e o quanto você tem de despesas as vendas costumam ser mais difíceis de se fazer mas se você conseguir algum benchmark alguma análise.

    Histórica se você já trabalhou no setor isso pode te ajudar a ter uma noção melhor no nosso caso eu coloquei que ao longo do primeiro ano eu vou vender ao mês então vou vender por dia um par de.

    Sapato um par de sapatênis e uma um par de sandália basicamente é isso é obviamente que é uma meta muito abaixo de qualquer loja mas é só para a gente ter o nosso exemplo aqui Você poderia.

    Colocar muito mais e essa análise te ajuda né se a gente tá colocando aqui a quantidade de produtos ou serviços vendidos no mês você pode pensar Poxa mas quanto eu consigo fazer por dia no.

    Caso do Varejo Você consegue ter uma percepção disso muito rápida quando você já tá em operação caso você ainda não esteja em operação você pode realizar a concorrência pode analisar outros.

    Indicadores para você chegar no valor inclusive ao longo dos anos eu tô analisando cinco anos aqui para lembrar eu fui um pouquinho a quantidade de itens vendidos mês a mês e fui fazendo.

    Isso até o último ano aqui a gente separa por mês e você precisa preencher a previsão de vendas por mês e por que que isso é importante porque isso vai te gerar os resultados consolidados por ano.

    E permitem inclusive que você trabalhe com sazonalidade ou seja se eu soubesse que em dezembro mês de Natal tem muitas contas que eu quero aumentar aqui que em dezembro eu vendo mais mas que talvez.

    Não sei em outubro ou setembro ou venda menos eu posso ir alterando de acordo com essa sazonalidade que eu acredito que existe eu vou fazer isso para todos os meses do ano conforme eu tiver uma.

    Ideia dessas vendas uma vez que eu faça isso eu já tenho os preços então a planilha já calcula para mim qual é a minha receita mês a mês inclusive Esse é um ponto muito legal porque se eu tô.

    Analisando uma loja eu já consigo ver que a minha previsão de receitas dessa loja é de 10 mil reais aproximadamente né Um pouquinho mais aqui vai dar vai 10 mil e tanto e beleza né uma vez que eu.

    Tenho essa análise aqui eu posso dizer Poxa isso está compatível eu vou ter uma receita de 10 mil por mês isso é suficiente talvez não seja você pode pensar será que eu preciso aumentar.

    O preço do meu produto ou serviço Será que eu preciso ter uma variedade de produtos ou serviços melhores né diferente será que eu preciso reduzir o custo Será que eu vou ter que reduzir.

    Despesa enfim aqui é uma análise inicial do nosso estudo de caso e aí nosso segundo ponto de projeção são as despesas aqui eu coloquei despesa de aluguel coloquei despesa de treinamento.

    Da equipe e uma consultoria de branding né de marca é a consultoria ela tem curta duração é só o primeiro mês os treinamentos eles vão ter uma duração de dois meses e o aluguel Aí sim ele vai.

    Durante toda a minha projeção enquanto eu tiver a loja aberta eu tô pagando aluguel Inclusive eu coloquei um reajuste anual disso tá porque a gente sabe que tem inflação que quando a gente.

    Tem o preço alterando né ao longo do tempo a gente pode ter uma variação eu coloquei que ele vai ter uma variação de 10% ao ano e isso me ajuda também a ter uma visão mais realista conforme o tempo.

    Vai passando obviamente que eu fui super sucinto aqui nas despesas tá eu teria também muito provavelmente custos de pessoal eu teria custos né de manutenção da loja é uma série de despesas que a.

    Gente acaba tendo né que são gastos que acontecem mês a mês ao longo da operação de um varejo que você tem aqui e seria Necessário colocar mas para facilitar Eu só coloquei isso uma vez que eu tenha.

    AVISO LEGAL: Nesta descrição contém links de afiliados, o que significa que se você clicar em um dos links do produto, receberei uma pequena comissão, sem nenhum custo adicional.Isso ajuda a apoiar o canal e nos permite continuar a fazer vídeos como este.Toda a responsabilidade de conteúdo é do produtor do canal. Para download: https://www.youtube.com/watch?v=RXxbwGAwfRM

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem